Câmara sugere ao Prefeito distribuição de uniformes para alunos da rede pública

por Imprensa publicado 07/10/2021 12h45, última modificação 07/10/2021 20h23
Medida pode se tornar realidade a partir do próximo ano letivo

A Câmara Municipal de Tijucas solicitou ao Prefeito que analise a possibilidade de criar o Programa Uniforme Escolar Solidário nas escolas da rede pública municipal. De autoria do vereador Rudnei de Amorim (PSD), o programa tem por objetivo fazer com que a Administração Municipal distribua uniforme escolares aos estudantes para uso em sala de aula. Aprovada em plenário em 9 de setembro, a Indicação nº 386/2021 foi enviada ao Poder Executivo, a quem cabe agora decidir se adota ou não a medida. 

Ao defender a proposta, o vereador Rudnei de Amorim (PSD) disse que é preciso aproveitar o momento para investir em educação. “Eu vejo que todos os Municípios estão com essa dificuldade [de cumprir a meta de 25% de gastos em educação], então estou dando algumas opções para o Poder Executivo. Eu vejo que nossas crianças precisam, e precisam muito, até mesmo para padronizar, e também porque a maioria das famílias não têm condição de adquirir o uniforme”, afirmou. 

Para o vereador Claudemir Correia (PSD), a distribuição de uniformes é uma ideia interessante que já foi levantada junto ao Poder Executivo. “É uma questão pertinente, principalmente porque se trata de um ano atípico em que, por conta da pandemia, as despesas em educação diminuíram. Pensando nisso, na semana passada foram destinados cerca de R$ 1 milhão para reformas e ampliação de escolas. Além disso, uma das conversas que tivemos com o Prefeito foi a questão do uniforme, principalmente como investimento para o próximo ano”, revelou. 

Ao discutir a proposta, o vereador Cláudio Eduardo de Souza (PDT) disse estar surpreso em saber que a Prefeitura está precisando de ideias de investimento na área da educação. “Estou surpreso, até mesmo porque minha primeira indicação do ano foi sugerindo à Prefeitura que tirasse do papel uma velha promessa e passasse a entregar um kit de material escolar aos alunos no início do ano letivo, assim como já fazem os Municípios de Itapema, Biguaçu e Porto Belo”, afirmou. 

Em contraponto, o vereador Fernando Fagundes (PSD) lembrou que as administrações anteriores concediam uniforme aos estudantes. “É uma pena que ficamos cinco anos sem dar uniforme, sendo que outras administrações faziam isso”, disse. Apesar da crítica, o parlamentar apoio a proposta por entender que essa é uma indicação que trará benefícios para o setor da educação. 

Confira o vídeo com a discussão da proposta

Por Rafael Spricigo
Jornalista da Câmara Municipal de Tijucas