Combate ao abandono de animais é tema da Campanha Dezembro Verde

por Imprensa publicado 01/12/2021 10h20, última modificação 01/12/2021 10h19
Projeto que deu origem à campanha partiu da Câmara de Vereadores

Além da luta contra a Aids, o mês de dezembro agora também é lembrado pelo trabalho de conscientização contra o abandono de animais de estimação. Em Tijucas, a Lei Municipal 2.863/2021 instituiu a ‘Campanha Dezembro Verde’ que tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre o fim do abandono de cães e gatos, em especial no período de férias de final de ano, que ocorrem entre dezembro e fevereiro.

Segundo o suplente de vereador, Júlio César Bucoski, autor do projeto que deu origem à lei, a intenção é relembrar as pessoas de que os animais não são descartáveis.Assim como os humanos, cães e gatos também sentem dor, frio, fome. Por isso, não abandone, não maltrate e faça adoção consciente, ou seja, adote o animal somente se estiver certo de que tem vontade e disponibilidade para cuidar adequadamente dele”, diz Julio.

Castração social

A campanha também reforça a importância da castração dos cães e gatos. Além de uma questão de saúde pública, a castração traz inúmeros benefícios aos animais, pois evita tumores e crias indesejadas, além de proporcionar maior longevidade. “Castrar é um ato de amor”, reforça Julio.

Em Tijucas, pessoas de baixa renda, que não têm condições de arcar com a castração de seu animalzinho, podem solicitar a castração social, oferecida pela secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente.

Para saber mais acesse este link: CASTRAÇÃO SOCIAL

Denúncias de maus tratos

Caso você presencie um animal de rua debilitado ou em situação de maus tratos, faça sua denúncia para o GOR (Grupo de Operações e Resgate) pelo número (47) 99651-9961. O grupo é o responsável pelo recolhimento de animais de pequeno e grande porte que estejam em situação de risco ou em condição de maus tratos.

Texto: Prefeitura Municipal de Tijucas / Karina Peixoto