Em razão de feriado municipal, Câmara não terá expediente nesta quinta-feira (20)

por Imprensa publicado 19/01/2022 13h51, última modificação 19/01/2022 13h51
Na próxima quinta-feira, 20 de janeiro, Tijucas comemora o Dia de São Sebastião, padroeiro do Município

O Dia de São Sebastião é considerado feriado municipal pela Lei Municipal nº 2662/2016 e presta homenagem ao santo que passou a ser cultuado por nosso povo por volta do ano de 1830, segundo o historiador Manoel dos Anjos. Em razão desse feriado, a Câmara Municipal de Tijucas não terá expediente na próxima quinta-feira. Na sexta-feira os trabalhos acontecem normalmente no Poder Legislativo, com atendimento à população das 7h às 13h.

Sobre o padroeiro

De acordo com o livro de Manoel dos Anjos, "Tijucas – um pouco de sua história", “pelos anos de 1830-1840 residia em Zimbros um espanhol que teve a primazia de ser o introdutor da imagem de São Sebastião em Tijucas”. Tratava-se de Sebastião Cazas, que anos depois transferiu-se para Tijucas e trouxe com ele a imagem de São Sebastião, que passou a ser cultuada pelo povo em sua residência.

“(...) em Tijucas, na casa de Sebastião Cazas, numa rústica construção, à noite, em companhia de alguns moradores, fazia suas orações e pedidos de graças a São Sebastião, santo de sua devoção” (Manoel dos Anjos)". A imagem, no entanto, era pequena e Cazas conseguiu adquirir, com ajuda da comunidade, uma imagem maior, a qual chegou a Tijucas em um dia 20 de janeiro. A imagem veio no barco ‘Prontidão’, de propriedade de Antônio Dias, “avô da saudosa Dona Celina Vieira Peixoto” – diz o escritor.

Ainda segundo o autor, a partir do culto a São Sebastião, foram construídas as primeiras capelas de Tijucas e depois de se transformar em Paróquia e ser elevado de freguesia à Município, Tijucas ganhou sua primeira Igreja Matriz, tendo construção finalizada em 1888. Nela, foi exposta a Imagem de São Sebastião, adotado como Padroeiro do Município.

Fonte: Prefeitura Municipal de Tijucas