Projeto de lei declara Dino patrimônio histórico e cultural de Tijucas

por Imprensa publicado 02/05/2022 18h20, última modificação 02/05/2022 18h32
Estátua construída em 1986 ganhou fama entre moradores e hoje é ponto turístico na cidade

Tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei (PL nº 13/2022) que pretende declarar como patrimônio histórico e cultural do Município de Tijucas o Dino, a escultura de dinossauro localizada na Praça Henrique José Ternes, no Centro da cidade, à margem esquerda do Rio Tijucas.

A ideia partiu dos vereadores Cláudio Eduardo de Souza (PDT) e Fernando Fagundes (MDB), que pretendem garantir com o projeto a preservação física da estrutura, tendo em vista a forte identificação da comunidade com o ponto turístico.

“É raro encontrar alguém que conheça aquela praça pelo seu verdadeiro nome, uma vez que o local foi popularmente rebatizado de Praça do Dino, ponto em que famílias param para fazer fotos e aproveitar o belo visual da beira do Rio Tijucas”, explicam os parlamentares.

Construída em 1986 pelo ex-Prefeito Nilton Fagundes, o Gordo, a estátua recebeu críticas à época de sua inauguração. Com o tempo, no entanto, a escultura conquistou o coração dos tijuquenses e hoje tem espaço garantido no imaginário da comunidade. Há 36 anos de pé, o Dino é repintado anualmente e em épocas comemorativas ganha fantasias típicas – no Natal vira o Dino Noel com roupas e gorro vermelhos, e na Páscoa recebe ovos a sua volta.

Por Rafael Spricigo
Jornalista | Câmara Municipal de Tijucas