Resumo da 2ª Sessão Ordinária de Março de 2018

por Imprensa publicado 15/03/2018 18h34, última modificação 15/03/2018 18h34
Durante a segunda sessão ordinária de março de 2018 os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram oito indicações e um requerimento. Nenhum projeto de lei foi colocado em pauta. Além disso, sete vereadores fizeram uso da palavra durante o expediente.

1. Indicações
1.1. Vereadores Esaú e Odirlei pedem melhorias na segurança da E.E.F. Ondina Maria Dias

Professores e funcionários da Escola Ondina Maria Dias relataram aos vereadores de Tijucas que pessoas “de caráter duvidoso” estão pulando o muro do colégio para ter contato com os alunos. Como consequência da invasão, algumas brigas já foram registradas, e os servidores precisaram intervir.

Visando conter a violência e o risco ao qual estão expostos os estudantes, a diretoria da Escola solicitou que o muro da instituição seja levantado em pelo menos 70 centímetros. Também foi sugerida a contratação de pelos menos dois vigias para atuarem durante o horário das aulas.

“Alunos, professores e funcionários não podem esperar muito tempo para ter segurança no local de trabalho e estudo”, defendem os vereadores Esaú Bayer e Odirlei Resini, ambos do MDB. Para atender à reivindicação da comunidade, os parlamentares apresentaram ao plenário as Indicações nº 75/2018 e nº 76/2018, que foram aprovadas por unanimidade. Agora, as propostas seguem para o Gabinete do Prefeito de Tijucas.

1.2. Vereadores sugerem limpeza de terreno baldio e de bueiros na área da central da Cidade
Os vereadores Elói Pedro Geraldo (MBD) e Cláudio Tiago Izidoro (MDB) sugeriram ao Prefeito Municipal de Tijucas que seja realizada a limpeza do terreno baldio localizado na Rua Pelicano nº 115, localizada atrás do Corpo de Bombeiros. Os parlamentares ainda solicitaram que seja feita a limpeza das bocas de lobo em todo o Município, principalmente nas áreas centrais da cidade.

Os pedidos foram realizados por meio das Indicações nº 81/2018 e nº 82/2018.

1.3. Parlamentares solicitam criação de Centro de Zoonoses e de CAPS
Com o objetivo de melhorar as condições na área da saúde do Município, os vereadores Fabiano Morfelle (PDT) e Elói Pedro Geraldo (MDB) protocolaram duas indicações referentes ao tema. Por meio da Indicação nº 79/2018, o vereador Fabiano solicitou ao Prefeito que seja analisada a possibilidade de implantar um Centro de Atenção Psicossocial, para tratamento de doenças mentais sem a necessidade de internação dos pacientes.

Já o vereador Elói pediu que seja analisada a possibilidade de construir um Centro de Zoonoses no Município (Indicação nº 83/2018). Segundo o parlamentar, existem “muitos animais abandonados pela cidade que geram um certo número de doenças, sendo que muitas delas podem ser transmitidas aos seres humanos”.

1.4. Vereador Esaú pede providências sobre usuários de drogas
Por meio da Indicação nº 80/2018, o vereador Esaú Bayer (MDB) solicitou que a Prefeitura tome providências sobre os usuários de drogas que se encontram diariamente sob a cabeceira da ponte na BR-101. Segundo entendimento do parlamentar, os usuários de drogas podem colocar em risco as “pessoas de bem” que transitam naquelas proximidades.

1.5. Recadastramento de pescadores artesanais
Uma indicação aprovada na noite da última segunda-feira (12) sugere à Prefeitura Municipal que seja realizada o recadastramento dos pescadores artesanais de Tijucas. Para o autor do proposta, vereador Elói Pedro Geraldo (MDB), o pedido é importante para que se saiba quantas famílias ainda vivem exclusivamente da pesca, ajudando-as com a documentação necessária.

2. Requerimentos
Por meio do Requerimento nº 18/2018, o vereador Fernando Fagundes (PMDB) solicitou as seguintes informações à Secretaria Municipal de Saúde. 1 – Modelo, número e ano de fabricação dos veículos pertencentes à Secretaria; 2 - Desses, quais são utilizados para funções administrativas e quais são para transporte de pacientes? 3 – Há expectativa para aquisição de novos veículos?

3. Fala dos vereadores
3.1. Ecio Helio de Melo (PP)
3.2. Juarez Soares (PPS)
3.3. Rudnei de Amorim (DEM)