Resumo da 3ª Sessão de abril de 2019

por Imprensa publicado 12/04/2019 17h40, última modificação 12/04/2019 17h40
A Câmara Municipal de Tijucas realizou, na última quinta-feira, 11 de abril, sua terceira sessão ordinária do mês. Durante o encontro os parlamentares aprovaram 20 matérias legislativas, sendo 12 Indicações e oito Requerimentos. Nenhum projeto de lei foi colocado em votação ou pautado para a próxima sessão, agendada para segunda-feira (15).

1. PROJETOS DE LEI
Sem projetos de lei na pauta.

2. INDICAÇÕES
Indicação é a proposição escrita pela qual o Vereador sugere a outro Poder a adoção de providências, a realização de ato administrativo ou de gestão. São exemplos de indicações a sugestão de reforma de unidade hospitalar, a construção de creches ou mesmo a realização de concurso público. A objetivo central de uma indicação é apresentar a outro Poder um problema que deve ser resolvido ou uma situação que pode ser melhorada.

2.1. Do vereador Elói Pedro Geraldo
Indicação nº 36/2019: providenciar a recuperação da pintura do Casarão Gallotti, no centro da cidade.

2.2. Da vereadora Maria Edésia da Silva Vargas (PT)
Indicação nº 121/2019:  promover a instalação de toldos na parte externa da Creche Eneide Mannrich dos Santos.

2.3. Da vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB)
Indicação nº 127/2019: recuperar de parte da pavimentação da Rua Bem Te Vi, no Bairro Centro.
Indicação nº 128/2019: providenciar a manutenção da pavimentação, abertura dos bueiros e limpeza da Rua paralela a Rua Coronel Conceição, localizada no bairro industrial, solicita-se ainda a devida identificação da via por placa.
Indicação nº 129/2019: providenciar a retirada de entulhos junto à Rua Bartolomeu Silva próximo à área verde, no Bairro Imacol.

2.4. Do vereador Fernando Fagundes (MDB)
Indicação nº 141/2019: providenciar a colocação de tachões de sinalização - ou algo do tipo, em pelo menos nos primeiros 10 metros da Rua Demósthenes Feminella, no sentido da marginal Sul, Norte.

2.5. Do vereador Odirlei Resini (MDB)
Indicação nº 147/2018: analise a possibilidade implantar dois redutores de velocidade tipo lombada na Rua Geral Terra Nova próximo ao bar do Mateus e próximo a escola da Terra Nova.

2.6. Do vereador Fabiano Morfelle (PDT)
Indicação nº 148/2019: construir lombada em frente à Igreja Assembleia de Deus, na Rua Castro Alves, nº 50, bairro Universitário.
Indicação nº 149/2019: revitalizar e pavimentar a Rua Otávio Melim, que fica localizada no bairro XV de Novembro e dá acesso a ponte Bulcão Viana, que interliga os bairros XV de Novembro e Pernambuco.

2.7. Do vereador Esaú Bayer (MDB)
Indicação nº 142/2019: realizar a manutenção na Rede de abastecimento de água, no Bairro Oliveira.
Indicação nº 143/2019: realizar a manutenção do calçamento da Rua Augusto Bayer, no Bairro Praça.
Indicação nº 144/2019: construir um bueiro (boca de lobo) na Rua João Bernardino da Cruz, próximo a transversal com a Rua Amauri Regis, no Centro da cidade.

3. REQUERIMENTOS

Por meio do Requerimento nº 54/2019, a vereadora Maria Edésia da Silva Vargas (PT) requer seja encaminhada Moção de Aplausos para os autores do Projeto n. MAT 16424/LD5, em razão do belo trabalho prestado na dedicação e conquista da verba de R$ 100.225,00 junto a Fundação Internacional de Lions Clubes, na qual será construída a nova enfermaria no lar de idosos Lar Santa Maria da Paz e pelas atividades voluntárias desenvolvidas em relação a comunidade.

Através do Requerimento nº 63/2019, os vereadores Fernando Fagundes (MDB) e Rudnei de Amorim (DEM) solicitaram que seja concedida Moção de Aplausos aos proprietários da Manecar Veículos, senhor Manoel Amadeu Moisés, popularmente conhecido como seu Maneca, sua esposa Sônia e seus filhos, Débora e Cleber, pela comemoração dos 30 anos de atuação em Tijucas.

Com dois Requerimentos – os de número 64/2019 e 65/2019 – solicitou à Prefeitura de Tijucas cópia do recebimento definitivo das obras realizadas pela empresa COSATEL em Tijucas, pedindo também que seja encaminhado à Câmara de Vereadores os balancetes da Secretaria Municipal de Ação Social, referentes aos meses de janeiro de 2017 até dezembro de 2018.

A vereadora Fernanda Melo Bauer (MDB) também fez duas solicitações, nas quais pediu  informação acerca da instituição do Programa de Parceria entre o setor público e a iniciativa privada para melhoria de áreas públicas de uso comum (Requerimento nº 66/2019) e remessa do Relatório circunstanciado sobre o estado das obras e dos serviços municipais, bem como do programa da Administração para o ano de 2019 (Requerimento nº 67/2019).

Por fim, o vereador Rudnei de Amorim (DEM) solicitou que seja confeccionada Moção de Aplausos para a Karina Peixoto Silva, em razão ao dia do Jornalista (Requerimento nº 68/2019) e encaminhada Moção de Aplausos para o Supermercados Koch pelos seus 25 anos de comércio na cidade (Requerimento nº 69/2019).

4. ORADORES DO EXPEDIENTE

4.1. Fabiano Morfelle (PDT)
4.2. Fernando Fagundes (MDB)
4.3. Esaú Bayer (MDB)