Resumo da 3ª Sessão de Outubro de 2019

por Imprensa publicado 22/10/2019 12h10, última modificação 22/10/2019 12h12

1. PROJETOS APROVADOS
Projeto de Lei nº 2364/2019: Altera a Lei nº1941/2005, que dispõe sobre a limpeza de imóveis não edificados.
Projeto de Lei nº 33/2019: Institui a honraria policial e honraria bombeiro militar destaque do ano no Município de Tijucas e dá outas providências.
Projeto de Lei nº 20/2019: Denomina de Genézio Machado uma Rua localizada no bairro Nova Descoberta.

2. INDICAÇÕES
2.1. Vereador Fernando pede revitalização do Posto de Saúde Orlando Barreto

Buscando atender os pedidos dos moradores do Centro de Tijucas, o vereador Fernando Fagundes (MDB) apresentou ao plenário da Câmara de Vereadores a Indicação nº 354/2019, que solicita ao Prefeito a revitalização da recepção do pronto atendimento da Unidade Básica de Saúde Orlando Barreto. De acordo com parlamentar, diversas pessoas o procuraram para falar que a sala de espera encontra-se com mofo e paredes carunchadas, precisando de reparos. Por unanimidade, os vereadores aprovaram a proposta, que agora segue para análise do Prefeito Municipal.

2.2. Vereador Elói sugere que carroças de catadores de lixo sejam sinalizadas

Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram durante a terceira sessão de outubro a Indicação nº 368/2019, de autoria do vereador Elói Pedro Geraldo (MDB). Na proposta, o parlamentar defende a regulamentação dos catadores de materiais recicláveis que utilizem carroças e carretinhas para coleta e transporte dos materiais. Ao defender a medida, o vereador Elói explica que os meios de transporte precisam ser sinalizados e padronizados, tendo em vista a dificuldade de vê-los à noite.

2.3. Moradores do bairro Oliveira cobram melhorias para o bairro

Cerca de 150 moradores do bairro Oliveira apresentaram um abaixo-assinado pelo qual requerem o restabelecimento do atendimento de saúde junto à comunidade, bem como a instalação de uma academia ao ar livre com parque infantil. Para responder às demandas dos moradores, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) apresentou aos demais vereadores da Câmara Municipal a Indicação nº 355/2019 e Indicação nº 371/2019. As duas propostas foram aprovadas por unanimidade agora seguem para análise do Prefeito de Tijucas.

2.4. Vereadora Fernanda sugere recuperação da pavimentação da Rua Pica Pau Amarelo

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram durante a terceira sessão de outubro a Indicação nº 356/2019, que pede a recuperação de parte da pavimentação da Rua Pica-Pau- Amarelo, localizada no bairro Praça. Autora da proposta, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) explica que a medida é necessária porque a rua está "deteriorada, com vários buracos em sua extensão". Aprovada por unanimidade, a indicação segue agora para o gabinete do Prefeito de Tijucas, a quem cabe decidir pela execução ou não da proposta.

3. REQUERIMENTOS

Por meio do Requerimento nº 162/2019, o vereador Juarez Soares (PPS) solicitou que seja confeccionada Moção de Louvor à senhora Lucimar Reis Orsi por seus relevantes serviços prestados à área da educação no Município. Do mesmo modo, o vereador Cláudio Tiago Izidoro também solicitou, por meio do Requerimento nº 170/2019, que a senhora Izeneide Paloschi recebe Moção de Louvor pelos seus serviços prestados à educação. As honrarias devem ser entregues no dia 31 de outubro, durante sessão especial realizada pela Câmara de Vereadores em homenagem ao Dia do Professor.

Por meio do Requerimento nº 176/2019, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) solicitou que seja despachada Moção de Aplausos à auxiliar de biblioteca Veridyanna Portes. O motivo da homenagem se deve ao projeto Estante Mágica, organizado pela auxiliar, que proporcionou aos alunos do Colégio Dom Bosco a experiência de escrever um livro, publicando-o em formato digital e impresso.

O último requerimento da noite, de nº 177/2019, também teve por autoria a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB). Por meio do documento, a parlamentar solicitou informações junto à Secretaria de Administração do Município acerca da utilização do Terminal Rodoviário Miguel Vieira de Brito.

4. ORADORES DO EXPEDIENTE
4.1. Fernanda Melo Bayer (MDB)
4.2. Fernando Fagundes (MDB)
4.3. Juarez Soares (PPS)