Resumo da 4ª Sessão Ordinária de Maio de 2018

por Imprensa publicado 18/05/2018 16h20, última modificação 18/05/2018 16h16
Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas realizaram no último dia 17 a quarta sessão ordinária do mês de maio. Na reunião, os vereadores analisaram e aprovaram 20 Indicações que solicitam ao Prefeito a pavimentação de ruas, a construção de lombadas e travessias elevadas, implantação de esgoto, colocação de placas de sinalização e recuperação de praças.

1. PROJETOS DE LEI
Sem projetos de lei na pauta.

2. INDICAÇÕES
Conforme o artigo 92 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Tijucas, “Indicação é a proposição em que o Vereador sugere aos Poderes do Município ou aos seus órgãos medidas de interesse público, que não caibam em projetos de iniciativa da Câmara”.

2.1. Câmara cobra pavimentação e recuperação de ruas
O pedido de pavimentação e de manutenção de ruas foi a principal reivindicação levantada pelos vereadores da Câmara Municipal de Tijucas durante a quarta sessão ordinária do mês de maio, realizada no último dia 17.

Por meio de votação, os parlamentares aprovaram o pedido de pavimentação de nove ruas, além de solicitar ao Prefeito que seja recuperado parte passeio da Avenida Paineiras, no Loteamento Mata Atlântica (Indicação nº 170/2018).

Os pedidos de pavimentação e recuperação foram direcionados à R. Luiza V. Agostinho; R. José Vicente; R. Bahia; R. José Kruscinski; R. Acre; R. Lourival R. Rocha; R. Pedro Laguna e R. São José.Confira no mapa abaixo onde ficam as ruas:

vista-aerea-indicacoes.jpg

As sugestões partiram dos vereadores Elói Pedro Geraldo (MDB), Fernanda Melo Bayer (MDB), Odirlei Resini (MDB), Fabiano Morfelle (PDT), Esaú Bayer (MDB) e Vilson Natálio Silvino (PP).

Indicação nº 164/2018 | Indicação nº 172/2018 | Indicação nº 179/2018 | Indicação nº 180/2018 | Indicação nº 192/2018 | Indicação nº 195/2018 | Indicação nº 196/2018 | Indicação nº 199/2018

2.2. Vereadores solicitam identificação de ruas e sinalização de trânsito

Por meio de duas indicações (Indicação nº 188/2018 e nº 191/2018), os vereadores Odirlei Resini (MDB) e Fabiano Morfelle (PDT) solicitaram à Prefeitura que sejam confeccionadas placas de identificação para todo o Loteamento Feller, bem como para a Rua Amapá, no bairro Universitário.

Além disso, por conta da recente mudança no trânsito da cidade, o vereador Écio Hélio de Melo (PP) ainda solicitou que sejam providenciadas placas de trânsito indicando o sentido das avenidas e ruas (Indicação nº 198/2018). Conforme explicou o parlamentar, a sinalização garante a “ordem no trânsito das cidades e rodovias” e sua falta “põe em perigo condutores e pedestres”.

2.3. Para reduzir velocidade excessiva de motoristas, vereadores sugerem instalação de lombadas
A alta velocidade praticada por alguns motoristas, e a consequente exposição ao risco em que as pessoas são colocadas, levou os vereadores Fabino Morfelle (PDT) e Vilson Natálio Silvino (PP) a protocolarem as Indicações nº 193/2018 e nº 197/2018. Na primeira sugestão, os parlamentares pedem a construção de uma travessia elevada para pedestres na Rua 15 de Novembro; já na segunda, sugerem a construção de uma lombada na Rua José Carioca dos Santos, próximo à oficina mecânica Geraldo.

2.4. Outras indicações
Por meio da Indicação nº 168/2018, o vereador Elói Pedro Geraldo (MDB) solicitou a implantação de rede de esgoto na Rua 13 de Maio, no bairro Areias. De acordo com o parlamentar, é necessária a colocação do saneamento no trecho entre o final do asfalto, nas imediações do Loteamento Alamandas, e a rótulo em frente à Escola João Caetano.

A construção de creches em alguns bairros voltou a ser assunto na Câmara de Vereadores com a análise da Indicação nº 190/2018, de autoria do vereador Fernando Fagundes (MDB). A sugestão do parlamentar pede a implantação de creche em bairros como Itinga, Santa Luzia, Nova Descoberta, Terra Nova, Oliveira, Campo Novo e Timbé.

Ao fazer sua sugestões, o parlamentar ainda cobrou do Poder Executivo a limpeza e recuperação da Praça Professora Manoel dos Anjos, localizada em frente ao cemitério, no bairro Praça (Indicação nº 189/2018).

Por fim, o vereador Esaú Bayer (MDB) recomendou à Prefeito que instala ou libere sinais de internet sem fio nos Postos de Saúde do Município. Ao defender a medida, Bayer disse que a liberação da rede tornaria a espera pelo atendimento médico menos cansativa (Indicação nº 194/2018).

3. GRANDE EXPEDIENTE
No Grande Expediente o Presidente da Câmara concede a palavra aos Veradores inscritos em lista, que, conforme tempo pré-determinado, tratam de assuntos de sua livre escolha. Confira os parlamentares inscritos falaram na reunião.

3.1. Elói Pedro Geraldo (MDB)
3.2. Odirlei Resini (MDB)
3.3. Juarez Soares (PPS)
3.4. Vilson Natálio Silvino (PP)
3.5. Rudnei de Amorim (DEM)

4. SESSÃO EM VÍDEO

5. FOTOS
Clique aqui e confira o álbum de fotos desta sessão.