Resumo da 5ª sessão de agosto de 2018

por Imprensa publicado 28/08/2018 15h20, última modificação 28/08/2018 15h20
No dia 23 de agosto os vereadores da Câmara de Tijucas aprovaram nove indicações e três requerimentos. Nenhum projeto de lei foi colocado em discussão e votação.

1. PROJETOS DE LEI
Sem projetos de lei na pauta.

2. INDICAÇÕES
2.1. Vereador Elói sugere construção de Centro de Lazer no bairro Oliveira

Com o objetivo de ampliar as opções de lazer dos moradores do bairro Oliveira, no interior de Tijucas, o vereador Elói Pedro Geraldo (MDB) sugeriu ao Prefeito Municipal que analise a possibilidade de construir um Centro de Lazer Rural, com opções de recreação para todas as idades.

O pedido foi realizado através da Indicação nº 294/2018, discutida e aprovada durante a quinta sessão ordinária da Câmara de Vereadores no mês de agosto, no último dia 23. Ao defender a proposta, o parlamentar afirmou que “o centro de lazer rural contribuiria para o engrandecimento das opções de lazer naquela região, haja vista que uniria diversas atividades em um único espaço, amplo e agradável”.

2.2. Vereadores pedem reforma de Unidade de Saúde no bairro Areias

O péssimo estado de conservação levaram o vereador Vilson Natálio Silvino (PP) – o Vilsinho – a protocolar na Câmara de Tijucas a Indicação nº 339/2018, que solicita ao Prefeito uma reforma urgente na Unidade Básica de Saúde José Manoel Reis, localizada no bairro Areias. A medida foi aprovada por unanimidade por todos os parlamentares, e segue agora para análise do Prefeito.

“Se os bombeiros fizerem uma vistoria nesse local, é mais um posto a ser lacrado”, opinou Vilsinho. Segundo o parlamentar, o dinheiro investido foi “jogado no ralo”, devido à falta de cuidado. Conforme informações divulgadas durante a sessão, a unidade de saúde foi construída há aproximadamente cinco anos, mas já apresenta rachaduras estruturais.

2.3. Parlamentares sugerem construção de lombadas nos bairros Praça, Joaia e Universitário

Os vereadores Écio Hélio de Melo (PP) e Esaú Bayer (MDB) sugeriram ao Prefeito de Tijucas que sejam construídas lombadas nas Ruas Nova Brasília (bairro Praça); Avenida Carlos Humberto Ternes (bairro Joaia); e R. Ceará (bairro Universitário). As três propostas foram aprovadas e encaminhadas ao Poder Executivo para avaliação.

De acordo os parlamentares, a construção das lombadas tem por objetivo reduzir a velocidade dos carros que trafegam por essas ruas, trazendo mais segurança às pessoas e prevenindo acidentes.  Conforme relatos das comunidades locais, os carros excedem os limites de velocidade e geram insegurança aos moradores.

Especificamente à Av. Carlos Humberto Ternes, além da velocidade elevada, os motoristas precisam passar sobre a ciclovia para sair da via e adentar a Rua Hercílio Feller, causando perigo de atropelando de ciclistas. Na opinião dos vereadores, com a construção das lombadas, esse risco seria reduzido.

Indicação nº 340/2018 | Indicação nº 341/2018 | Indicação nº 342/2018

3.4. Câmara cobra manutenção e adequação da rede de iluminação

Realizar a manutenção da rede de iluminação pública, instalar mais luzes sob a ponte de Tijucas no trecho ao lado do bairro Sul do Rio e adequar um posto alocado na estrada geral do bairro Nova Descoberta, esses foram os pedidos realizados pelos vereadores Esaú Bayer (MDB) e Fernanda Melo Bayer (MDB) durante a última sessão da Câmara, realizada no dia 23 de agosto.

Em proposta encaminhada à Prefeitura, o vereador Esaú Bayer explica que a instalação de novas luzes sob a ponte do Rio Tijucas é medida essencial para garantir a segurança dos transeuntes, que hoje passam pelo local às escuras. A vereadora Fernanda Melo Bayer também destacou a necessidade de adequar um poste na estrada geral do bairro Nova Descoberta.

Segundo ela, “o poste foi instalado sem recuo da rodovia, desrespeitando os limites de trânsito dos veículos, está pendido para um lado e os moradores das proximidades relatam já ter presenciado acidentes em função dessa condição”.

Para tentar resolver a situação, duas indicações foram aprovadas pela Câmara de Vereadores e encaminhadas ao Prefeito, que analisará a possibilidade de implementação das medidas (vide Indicação nº 343/2018 e 346/2018).   

3.5. Vereadora Fernanda pede contratação de vigia para Casarão Galloti e manutenção de praça no bairro Universitário

A Câmara de Vereadores de Tijucas aprovou, durante sua quinta sessão de agosto, duas indicações da vereadora  Fernanda Melo Bayer, do MDB, que solicitam ao Prefeito a contratação de um vigia para atuar no Casarão Gallotti (Indicação nº 344/2018), e também a manutenção da Praça Pedro Capitolino de Souza, localizada no bairro Universitário (Indicação nº 345/2018).

Com poucos funcionários à disposição, o Município não consegue responder a todas as demandas do Casarão Galloti – principalmente aos finais de semana. Por abrigar parque infantil, lago e espaço amplo para visitação e eventos, o local fica aberto aos finais de semana e feriados, mas sem nenhum funcionário que possa zelar pelo espaço e segurança dos visitantes. Com a contratação de um vigia para atuar nesses dias, a vereadora pretende dar solução ao problema.

Ainda pensando em garantir ótimos locais de socialização, a parlamentar reforçou o pedido de manutenção da Praça Pedro Capitolino de Souza, no bairro Universitário, solicitando manutenção periódica. “Os brinquedos do parque estão danificados, oferecendo risco de acidente às crianças, postes sem lâmpadas, com fiação aparente, caídos no meio da praça, quadras sem redes e espaço tomado pelo mato”, afirmou Fernanda.

3. REQUERIMENTOS

Por meio do Requerimento nº 103/2018, o vereador Esaú Bayer (MDB) solicitou que seja despachada correspondência ao Executivo Municipal e ao Secretário de Saúde de Tijucas solicitando informações a respeito das discussões com o Ministério da Saúde para instalação de UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) em Tijucas. Ambas as propostas estavam previstas no plano de propostas apresentado pelo Prefeito à época da eleição.

Por meio do Requerimento nº 104/2018, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) requer que seja encaminhada à Secretaria de Administração e Finanças de Tijucas cópia do documento intitulado “Termo de Autorização de Passagem com encargos” firmado entre os Municípios de Tijucas e Bombinhas e a empresa responsável pelo empreendimento, Águas de Bombinhas Saneamento  SPE LTDA.

Por meio do Requerimento nº 105/2018, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) requer que seja encaminhado pedido de informação a Secretaria de Administração Municipal, a fim de que informe e realize a remessa de cópia do Contrato nº 279/2015 firmado entre o município e a empresa LART Arquitetura e Engenharia LTDA.

4. GRANDE EXPEDIENTE
No Grande Expediente o Presidente concede a palavra aos vereadores inscritos em lista própria, que mediante tempo certo, tratam de assuntos de sua livre escolha.

 4.1. Esaú Bayer (MDB)
 4.2. Elói Pedro Geraldo (MDB)
 4.3. Cláudio Tiago Izidoro (MDB)
 4.4. Vilson Natálio Silvino (PP)
 4.5. Rudnei de Amorim (DEM)

5. FOTOS
Clique aqui e veja todas as fotos da sessão.

6. VÍDEO DA SESSÃO