Resumo da 5ª Sessão de Agosto de 2019

por Imprensa publicado 26/08/2019 15h35, última modificação 26/08/2019 15h40
Parlamentares aprovaram sete indicações e dois requerimentos durante a reunião

1. PROJETOS DE LEI
Sem projeto de lei na pauta.

2. INDICAÇÕES
Indicação é a proposição escrita pela qual o Vereador sugere a outro Poder a adoção de providências, a realização de ato administrativo ou de gestão. São exemplos de indicações a sugestão de reforma de unidade hospitalar, a construção de creches ou mesmo a realização de concurso público. O objetivo central de uma indicação é apresentar a outro Poder um problema que deve ser resolvido ou uma situação que pode ser melhorada.

2.1. Câmara aprova indicações para restaurar pavimentação de ruas no bairro Areias
Por unanimidade, os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram quatro indicações que sugerem ao Prefeito a recuperação da pavimentação da Rua das Cerejeiras, da Rua das Hortênsias, da rotatória próxima ao posto do Dinho e das faixas de pedestres nas Avenidas Bayer Filho, Luiz Gomes e Emília Ramos.

De acordo com as indicações de nº 288/2019 e 291/2019, de autoria da vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB), a Rua das Cerejeiras e a Rua das Hortênsias, no bairro Areias, estão deterioradas, com diversos buracos, dificultando o trânsito, bem como a entrada e a saída dos moradores de suas casas.

Em relação à rotatória próxima ao posto do Dinho e das faixas de pedestres nas Avenidas Bayer Filho, Luiz Gomes e Emília Ramos, o vereador Elói Pedro Geraldo (MDB) afirma que a população está cobrando os parlamentares pelas melhorias. Para dar conta dos pedidos, o vereador apresentou ao plenário as Indicações de nº 278/2019 e 273/2019.

As quatro indicações foram aprovadas por unanimidade e agora seguem para o gabinete do Prefeito de Tijucas, Elói Mariano Rocha, a quem compete decidir pela execução ou não das medidas.

2.2. Vereadora Fernanda sugere pavimentação da Rua Maria da Glória, no bairro Areias
A vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) apresentou ao plenário da Câmara Municipal de Tijucas a Indicação nº 290/2019, na qual sugere a pavimentação da Rua Maria da Glória, no bairro Areias. De acordo com a parlamentar, a rua possui extensão aproximada de 300 metros, de modo que, segundo ela, a obra de pavimentação terá um baixo custo para o Município, mas trará grandes benefícios aos moradores.

Aprovada por unanimidade durante a quinta sessão de agosto, a indicação será agora encaminhada ao Prefeito de Tijucas, Elói Mariano Rocha, para análise de viabilidade e oportunidade.

2.3. Para assegurar travessia de pedestres, vereador sugere instalação de faixa na Rua 13 de Novembro
O vereador Fernando Fagundes (MDB) apresentou ao plenário da Câmara Municipal de Tijucas a Indicação nº 312/2019, na qual sugere que seja instalada uma faixa de pedestres elevada no cruzamento da Rua 13 de Novembro com a Rua 13 de Maio, nas proximidades da Pizzaria Receita Italiana. De acordo com o parlamentar, a faixa é necessária “por se tratar de um cruzamento com grande fluxo de veículos e pedestres”.

Aprovada em plenário na última sessão da Câmara, a indicação segue agora para o Gabinete do Prefeito de Tijucas, a quem cabe decidir pela instalação ou não da faixa.

2.4. Vereador Fabiano pede a Prefeito identificação das ruas do loteamento Gumercindo Lemos
Para que os moradores do bairro Joáia possam receber correspondências, o vereador Fabiano Morfelle (PDT) apresentou ao plenário da Câmara Municipal de Tijucas a Indicação nº 313/2019. No documento o parlamentar sugere ao Prefeito que sejam confeccionadas e instaladas placas de identificação das ruas do loteamento Parque Residencial Gumercindo Lemos.

De acordo com o parlamentar, as ruas do residencial possuem nome desde setembro de 2018, mas, até então, nenhuma placa foi colocada no local identifica-las. Com a aprovação da indicação por unanimidade, a sugestão segue agora para o gabinete do Prefeito de Tijucas.

3. REQUERIMENTOS
Por meio do Requerimento nº 117/2019, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) solicitou informações junto à Secretaria de Administração e Finanças acerca das despesas efetuadas em favor do Servidor Bruno Albino Amarante para adiantamento de viagens, sem suas respectivas notas fiscais comprobatórias.

A parlamentar ainda solicitou, por meio do Requerimento nº 138/2019, que seja despachada Moção de Aplausos, com confecção de, ao senhor “Fábio dos Anjos”, proprietário da imobiliária Fábio dos Anjos, pela passagem do aniversário de 10 anos de fundação de seu empreendimento no último dia 24/07/2019.

4. ORADORES DO EXPEDIENTE
 4.1. Elói Pedro Geraldo (MDB)
 4.2. Fabiano Morfelle (PDT)
 4.3. Rudnei de Amorim (DEM)