Resumo da 5ª Sessão Ordinária de Março de 2018

por Imprensa publicado 26/03/2018 18h15, última modificação 26/03/2018 18h32
Vereadores aprovaram nove indicações e um requerimento durante a reunião. Nenhum projeto de lei foi colocado em votação.

1. INDICAÇÕES
1.1. Vereadores pedem pavimentação e manutenção de ruas
Os parlamentares da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram, em única votação, as indicações nº 93/2018, nº 103/2018 e nº 116/2018, que pedem a pavimentação da Rua Osmar Zózimo de Oliveira, em Areias, da Servidão José Claudino da Silva, no bairro Joáia, e a manutenção da Av. Coleira, no bairro Praça.

As sugestões foram propostas pelos vereadores Fernando Fagundes (MDB), Esaú Bayer (MDB) e Maria Edésia da Silva Vargas (PT), sendo aprovadas por unanimidade. Agora, as indicações seguem para o Gabinete do Prefeito, onde serão analisadas de acordo com os critérios de oportunidade e conveniência.

1.2. “Conselho de Esportes poderia melhorar investimentos” afirma Fabiano
A Câmara Municipal de Tijucas aprovou na noite da última segunda-feira, 22, a Indicação nº 112/2018, de autoria do vereador Fabiano Morfelle (PDT), que sugere a criação de um Conselho Municipal de Esportes e Lazer. Aprovada por unanimidade, a indicação segue agora para o Gabinete do Prefeito.

De acordo com a proposta, o órgão aconselharia o Poder Executivo, ajudando nas decisões sobre investimentos e modalidades prioritárias para o Município. Vejo que nosso esporte precisa de um Conselho com vários representantes e modalidades, onde os investimentos seriam discutidos com mais seriedade e clareza”, opinou Morfelle.

O parlamentar ainda sustentou a importância do Conselho na realização de estudos e construção de projetos que venham a beneficiar os praticantes de esporte no Município. “Muitos atletas se destacam e não recebem o apoio que deveriam. O Conselho ajudaria na realização de estudos e projetos para que fossem feitos os investimentos necessários a esse estímulo”, destacou.

1.3. Propostas de vereadores pretendem melhorar trânsito
Fazer uma faixa de pedestres, permitir o estacionamento na Avenida Bayer Filho e construir bocas de lobo, com essas pequenas mudanças os vereadores de Tijucas pretendem colaborar com a melhoria do trânsito no Município.

Por meio da Indicação nº 104/2018, a vereadora Maria Edésia da Silva Vargas (PT) sugeriu que seja feita uma faixa de pedestres em frente à panificadora e confeitaria Carlaine, na Rua 13 de Maio, em Areias. Já o vereador Esaú Bayer (MDB) propôs que seja pintado novamente de branco o meio fio esquerdo da Av. Bayer Filho, principalmente em frente aos comércios no Centro da cidade (Indicação nº 113/2018). “A administração passada pintou a faixa de amarelo, impedindo os motoristas de estacionarem no local, mas o atual Prefeito já se manifestou favorável à mudança”, afirmou o parlamentar.

Por fim, o vereador Cláudio Tiago Izidoro (MDB) solicitou ao Prefeito que sejam construídas duas bocas de lobo na Praça Maria Teixeira Casas, no bairro Joáia (Indicação nº 115/2018).

1.4. Novo pedido de creche para o bairro Timbé é enviado à Prefeitura
Entra ano, sai ano e a construção de uma creche no bairro Timbé continua na pauta de reivindicações da Câmara de Vereadores de Tijucas. De 2013 até aqui, sete propostas já foram encaminhadas à Prefeitura de Tijucas contendo basicamente o mesmo pedido: a instalação de um educandário infantil que atenda às famílias do bairro.

Sem perder a esperança, desta vez foram as vereadoras Elizabete Mianes da Silva (PSD) e Maria Edésia da Silva Vargas (PT) a pedir a construção. A proposta das parlamentares (Indicação nº 102/2018) foi votada na noite de segunda-feira, 22, com aprovação unânime de todos os vereadores. Agora, o pedido segue para o Poder Executivo.

1.5. Esaú pede construção de arena de vôlei de praia para bairro Praça
Por meio da Indicação nº 114/2018 o vereador Esaú Bayer sugeriu ao Prefeito de Tijucas que seja construída uma arena de vôlei de praia junto ao Ginásio de Esportes João Madalena, no bairro Praça. Ao justificar a proposta o parlamentar argumentou que “os atletas do bairro não têm onde praticar o esporte e treinar para os eventos da Fundação de Esportes em seu próprio bairro”.

A medida foi aprovada em plenário na noite da última segunda-feira, dia 22 de março, com aprovação unânime de todos os vereadores presentes. Com isso, a indicação segue para o Gabinete do Prefeito, onde será feita a análise do pedido.

2. REQUERIMENTOS
Por meio do Requerimento nº 24/2018, o vereador Esaú Bayer (MDB) solicitou que seja despachada correspondência ao Diretor da Diretoria Municipal de Trânsito e Transportes (DITRAN), Sr. Alvino Aurélio Müller e ao Secretário de Obras, Sr. Adalto Gomes, encaminhando cópia do abaixo assinado dos moradores do Residencial Costa do Sol e demais moradores da Rua Lauro Müller, do bairro da Praça, que solicitam a instalação de uma lombada nas proximidades do Residencial, com o intuito de garantir a segurança dos moradores e da vizinhança.

3. FALA DOS VEREADORES
3.1.Fabiano Morfelle (PDT)
3.2. Cláudio Tiago Izidoro (MDB)
3.3. Odirlei Resini (MDB)