Resumo da 5ª Sessão Ordinária de Março de 2018

por Imprensa publicado 26/03/2018 18h15, última modificação 26/03/2018 18h32
Vereadores aprovaram nove indicações e um requerimento durante a reunião. Nenhum projeto de lei foi colocado em votação.

1. INDICAÇÕES
1.1. Vereadores pedem pavimentação e manutenção de ruas
Os parlamentares da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram, em única votação, as indicações nº 93/2018, nº 103/2018 e nº 116/2018, que pedem a pavimentação da Rua Osmar Zózimo de Oliveira, em Areias, da Servidão José Claudino da Silva, no bairro Joáia, e a manutenção da Av. Coleira, no bairro Praça.

As sugestões foram propostas pelos vereadores Fernando Fagundes (MDB), Esaú Bayer (MDB) e Maria Edésia da Silva Vargas (PT), sendo aprovadas por unanimidade. Agora, as indicações seguem para o Gabinete do Prefeito, onde serão analisadas de acordo com os critérios de oportunidade e conveniência.

1.2. “Conselho de Esportes poderia melhorar investimentos” afirma Fabiano
A Câmara Municipal de Tijucas aprovou na noite da última segunda-feira, 22, a Indicação nº 112/2018, de autoria do vereador Fabiano Morfelle (PDT), que sugere a criação de um Conselho Municipal de Esportes e Lazer. Aprovada por unanimidade, a indicação segue agora para o Gabinete do Prefeito.

De acordo com a proposta, o órgão aconselharia o Poder Executivo, ajudando nas decisões sobre investimentos e modalidades prioritárias para o Município. Vejo que nosso esporte precisa de um Conselho com vários representantes e modalidades, onde os investimentos seriam discutidos com mais seriedade e clareza”, opinou Morfelle.

O parlamentar ainda sustentou a importância do Conselho na realização de estudos e construção de projetos que venham a beneficiar os praticantes de esporte no Município. “Muitos atletas se destacam e não recebem o apoio que deveriam. O Conselho ajudaria na realização de estudos e projetos para que fossem feitos os investimentos necessários a esse estímulo”, destacou.

1.3. Propostas de vereadores pretendem melhorar trânsito
Fazer uma faixa de pedestres, permitir o estacionamento na Avenida Bayer Filho e construir bocas de lobo, com essas pequenas mudanças os vereadores de Tijucas pretendem colaborar com a melhoria do trânsito no Município.

Por meio da Indicação nº 104/2018, a vereadora Maria Edésia da Silva Vargas (PT) sugeriu que seja feita uma faixa de pedestres em frente à panificadora e confeitaria Carlaine, na Rua 13 de Maio, em Areias. Já o vereador Esaú Bayer (MDB) propôs que seja pintado novamente de branco o meio fio esquerdo da Av. Bayer Filho, principalmente em frente aos comércios no Centro da cidade (Indicação nº 113/2018). “A administração passada pintou a faixa de amarelo, impedindo os motoristas de estacionarem no local, mas o atual Prefeito já se manifestou favorável à mudança”, afirmou o parlamentar.

Por fim, o vereador Cláudio Tiago Izidoro (MDB) solicitou ao Prefeito que sejam construídas duas bocas de lobo na Praça Maria Teixeira Casas, no bairro Joáia (Indicação nº 115/2018).

1.4. Novo pedido de creche para o bairro Timbé é enviado à Prefeitura
Entra ano, sai ano e a construção de uma creche no bairro Timbé continua na pauta de reivindicações da Câmara de Vereadores de Tijucas. De 2013 até aqui, sete propostas já foram encaminhadas à Prefeitura de Tijucas contendo basicamente o mesmo pedido: a instalação de um educandário infantil que atenda às famílias do bairro.

Sem perder a esperança, desta vez foram as vereadoras Elizabete Mianes da Silva (PSD) e Maria Edésia da Silva Vargas (PT) a pedir a construção. A proposta das parlamentares (Indicação nº 102/2018) foi votada na noite de segunda-feira, 22, com aprovação unânime de todos os vereadores. Agora, o pedido segue para o Poder Executivo.

1.5. Esaú pede construção de arena de vôlei de praia para bairro Praça
Por meio da Indicação nº 114/2018 o vereador Esaú Bayer sugeriu ao Prefeito de Tijucas que seja construída uma arena de vôlei de praia junto ao Ginásio de Esportes João Madalena, no bairro Praça. Ao justificar a proposta o parlamentar argumentou que “os atletas do bairro não têm onde praticar o esporte e treinar para os eventos da Fundação de Esportes em seu próprio bairro”.

A medida foi aprovada em plenário na noite da última segunda-feira, dia 22 de março, com aprovação unânime de todos os vereadores presentes. Com isso, a indicação segue para o Gabinete do Prefeito, onde será feita a análise do pedido.

2. REQUERIMENTOS
Por meio do Requerimento nº 24/2018, o vereador Esaú Bayer (MDB) solicitou que seja despachada correspondência ao Diretor da Diretoria Municipal de Trânsito e Transportes (DITRAN), Sr. Alvino Aurélio Müller e ao Secretário de Obras, Sr. Adalto Gomes, encaminhando cópia do abaixo assinado dos moradores do Residencial Costa do Sol e demais moradores da Rua Lauro Müller, do bairro da Praça, que solicitam a instalação de uma lombada nas proximidades do Residencial, com o intuito de garantir a segurança dos moradores e da vizinhança.

3. FALA DOS VEREADORES
3.1.Fabiano Morfelle (PDT)
3.2. Cláudio Tiago Izidoro (MDB)
3.3. Odirlei Resini (MDB)
3.4. Fernando Fagundes (MDB)
3.5. Oscar Lopes (MDB)
3.6. Juarez Soares (PPS)
3.7. Rudnei de Amorim (DEM)
3.8. Maria Edésia da Silva Vargas (PT)

Vídeo da transmissão ao vivo