Resumo da 6ª Sessão de Agosto de 2018

por Imprensa publicado 31/08/2018 15h45, última modificação 31/08/2018 15h47

1.PROJETOS DE LEI
Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram dois projetos de lei durante a sexta sessão de agosto. No primeiro deles, os parlamentares concordaram com a proposta do Plano de Diretrizes Orçamentárias que, como o próprio nome já informa, defini regrar para a elaboração do orçamento do próximo ano.

O segundo projeto aprovado pelos edis é menos complexo, dando nome de Ernesto José da Cunha a uma rua localizada no bairro Universitário. As duas propostas aprovadas estão disponíveis para consulta no sistema de dados da Câmara de Vereadores sob a seguinte numeração: Projeto de Lei nº 2351/2018 e Projeto de Lei 19/2018.

2. INDICAÇÕES
2.1. Vereadores de Tijucas focam em melhorias para ruas do Município
Seis indicações foram aprovadas durante a sexta reunião de agosto da Câmara de Vereadores, todas com o objetivo de melhorar as condições das ruas e do trânsito no Município. Tanto vereadores de oposição quanto de situação contribuíram com ideias.

Com a aprovação, entre os pedidos que serão levados à Prefeitura estão a pavimentação da Rua Zé Guardião (Centro); a manutenção no cruzamento entre as Ruas Capitão Amorim e São Sebastião, no Bairro Praça; e a instalação de um novo bueiro na Rua da Cachaça, ao lado do Bar e Mercearia Nova Direção.

Os parlamentares ainda cobraram a reforma de um abrigo de ônibus na Rua da Cachaça, próximo ao loteamento do Júlio; a construção de duas lombadas na Rua Geral que liga o Bairro Pernambuco à BR 101; e a mudança de lado da faixa de ciclista da Av. Carlos Humberto Ternes (P2), nos mesmos moldes da Av. Bayer Filho.

Indicação nº 333/2018 | Indicação nº 348/2018 | Indicação nº 349/2018 | Indicação nº 350/2018 | Indicação nº 353/2018
Indicação nº 355/2018

2.2. Vereadores do MDB pedem manutenção e criação de áreas de lazer
Os vereadores Elói Pedro Geraldo e Fernanda Melo Bayer, ambos do MDB, solicitaram ao Prefeito que analise a possibilidade de realizar a manutenção da área de lazer do Loteamento Jardim Alamandas, além da transformação do pré-escolar Terra Nova II em uma sede comunitária com academia ao ar livre. As duas propostas foram aprovadas durante a sexta sessão de agosto, e segue agora para o Poder Executivo.

Segundo relato da vereadora Fernanda, o local encontra-se com campo de futebol sem areia, sem iluminação e rede de proteção. Além disso, bancos danificados e pedaços de madeira com pontas de prego estão espalhados na área inviabilizam a utilização do espaço pelos moradores.

A seu turno, o vereador Elói Geraldo explicou que a pré-escola está fechada, e uma maneira de aproveitar seu espaço seria transformando em área de lazer para a comunidade de Terra Nova.

Indicação nº 356/2018 e Indicação nº 352/2018

2.3. Outras indicações
Com o objetivo de fazer cumprir a legislação, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) cobrou do Poder Executivo a aquisição de cadeiras de rodas para uso nos cemitérios da cidade. Conforme expôs em proposição, a Lei Municipal n° 1853/2004 obriga o cemitério a manter, no mínimo, uma cadeira de rodas para uso dos visitantes portadores de deficiência física.

O vereador Esaú Bayer (MDB) também sugeriu ao Prefeito que analise a possibilidade de incentivar os atletas do Município a se inscreverem no Programa Bolsa Atleta: verba pública oferecido pelo Ministério do Esporte para atletas de diversas categorias como forma de estímulo ao seu desenvolvimento e competitividade.

Indicação nº 354/2018 e Indicação nº 351/2018.

3. REQUERIMENTOS
Os vereadores da Câmara de Tijucas aprovaram na última sessão os Requerimentos nº 99/2018, do vereador Fernando Fagundes (MDB); nº 106/2018, do vereador Vilson Natálio Silvino (PP); nº 111/2018, do vereador Fernando Morfelle (PDT); nº 112/2018 e nº 113/2018, da vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB); nº 115/2018, da vereadora Maria Edésia da Silva Vargas (PT); nº 118/2018 e nº 119/2018, do vereador Odirlei Resini (MDB); nº 121/2018 e nº 126/2018, do vereador Esaú Bayer (MDB).

4. GRANDE EXPEDIENTE
No Grande Expediente o Presidente concede a palavra aos vereadores inscritos em lista própria, que mediante tempo certo, tratam de assuntos de sua livre escolha.

4.1. Juarez Soares (PPS)
 4.2. Écio Helio de Melo (PP)
 4.3. Elizabete  Mianes da Silva (PSD)
 4.4. Rudnei de Amorim (DEM)
 4.5. Esaú Bayer (MDB)
 4.6. Fabiano Morfelle (PDT)
 4.7. Fernanda Melo Bayer (MDB)
 4.8. Elói Pedro Geraldo (MDB)
 4.9. Cláudio Tiago Izidoro (MDB)

5. FOTOS
Clique aqui e veja todas as fotos desta reunião.

6. TRANSMISSÃO AO VIVO