Resumo da 6ª Sessão de Agosto de 2019

por Imprensa publicado 27/08/2019 16h01, última modificação 27/08/2019 16h01
Parlamentares cobram manutenção e pavimentação de ruas durante sexta reunião

1. PROJETO DE LEI APROVADOS
Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei nº 25/2019, de autoria do vereador Esaú Bayer, que denomina de Rua Presidente Coutinho uma servidão localizada no bairro Praça. O projeto segue agora para sanção do Prefeito.

2. INDICAÇÕES
2.1. Vereador Elói pede melhorias para as comunidades do interior
Por meio da Indicação nº 272/2019 e Indicação nº 277/2019, o vereador Elói Pedro Geraldo, do MDB, sugeriu ao Poder Executivo que seja instalada uma academia ao ar livre no bairro Morretes e que sejam confeccionadas placas de identificação para as ruas do interior. De acordo com o parlamentar, os dois pedidos foram formulados pelos moradores da região.

As duas propostas foram levadas ao plenário durante a sexta sessão de agosto da Câmara Municipal de Tijucas, a última deste mês. Com a aprovação, as indicações serão encaminhadas ao Prefeito, a quem compete decidir pela realização ou não das propostas.

2.2. Vereador Esaú pede manutenção de ginásios de esportes
Pisos quebrados, torneiras danificadas, banheiros em péssimo estado e portadas quebradas, esses são alguns dos problemas apontados pelo vereador Esaú Bayer (MDB) em relação ao Ginásio de Esportes João Madalena, localizado no bairro Praça. Com o objetivo de melhorar as condições de local e permitir o bom uso por parte da população, o parlamentar sugeriu ao Prefeito a reforma e manutenção do ginásio.

A proposta foi encaminhada ao Poder Executivo por meio da Indicação nº 311/2019, aprovada em plenário durante a sexta sessão de agosto da Câmara de Vereadores, realizada na última segunda-feira, dia 26. Além dessa medida, o parlamentar ainda solicitou que ao Prefeito que seja analisada a possibilidade de implantar internet sem fio (wi-fi) no Ginásio de Esportes João Bayer Filho e na Arena Municipal de Volêi, no Centro de Tijucas (Indicação nº 322/2019).

Segundo Bayer, a internet facilita a vida dos cidadãos, e sua implantação pode ser um “estímulo para que mais pessoas frequentem o ginásio, oferecendo oportunidade de cultura, lazer e acesso ao mundo digital”, defendeu. Com a aprovação em plenário, as duas indicações seguem agora para análise de viabilidade e oportunidade por parte do Poder Executivo.

2.3. Vereadores cobram manutenção e pavimentação de ruas de Tijucas
Tão importante quanto pavimentar, manter as ruas em perfeito estado de conservação é sinônimo de capricho e cuidado pelo Poder Público. Foi pensando nisso que os vereadores Fernanda Melo Bayer e Esaú Bayer, ambos do MDB, sugeriram ao Prefeito que seja realizada a recuperação da pavimentação e manutenção de diversas ruas de Tijucas.

Com a apresentação da Indicação nº 314/2019 e Indicação nº 315/2019, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) cobra a recuperação da pavimentação da Rua Jucy dos Anjos, no Centro, e da Rua Laura Júlia Martins, no bairro Areias, respectivamente. Segundo a parlamentar, as ruas encontram-se deterioradas, com buracos que dificultam o fluxo normal do trânsito, obrigando pedestres, ciclistas e carros a fazer uma rota alternativa para evitar eventuais danos.

Com o mesmo pensamento, o vereador Esaú Bayer (MDB) sugeriu que seja feita a manutenção da Rua Adriel Menezes, localizada no Jardim Progresso. De acordo com a Indicação nº 321/2019, de autoria do parlamentar, a via possui um buraco em frente à Mercearia JHS.
Por fim, a vereadora Fernanda Melo Bayer também sugeriu que a Rua Natureza, no bairro Pernambuco, seja pavimentada. A proposta foi realizada através da Indicação nº 292/2019. De acordo com a parlamentar, a via possui extensão de 2.150 metros, e a pavimentação ajudaria a diminuir a poeira que é constante no local. Como alternativa ao problema, a vereadora sugeriu, provisoriamente, que a rua seja patrolada e umedecida.

Com a aprovação durante a última sessão da Câmara de Vereadores, realizada no dia 26 de agosto, as propostas seguem agora para análise de viabilidade e oportunidade por parte do Prefeito.

3. REQUERIMENTOS
Por meio do Requerimento nº 118/2019, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) requereu informações acerca das despesas efetuadas em favor do Secretário Municipal de Industria, Comércio e Turismo, Sr. Jean Carlos de Sieno dos Santos para adiantamento de viagens, sem suas respectivas notas fiscais comprobatórias. A vereadora também questionou, por meio do Requerimento nº 142/2019, que medidas o Poder Executivo tem adotado para cumprir a Lei nº 2618/2015, que instituiu o mês “agosto amarelo”, visando à conscientização sobre deficiência intelectual e múltipla.

Por meio do Requerimento nº 139/2019, o vereador Esaú Bayer (MDB) requereu informações junto ao Poder Executivo sobre a contratação de bandas e músicas para eventos realizados pelo Município. Além disso, o vereador também questionou o Poder Executivo sobre os gastos mensais com café, produtos de limpeza, água e energia, referente a cada Secretaria (Requerimento nº 140/2019).

4. ORADORES DO EXPEDIENTE
 4.1. Vilson Natálio Silvino (PP)
 4.2. Écio Hélio de Melo (PP)
 4.3. Rudnei de Amorim (DEM)