Resumo da 6ª Sessão de Agosto de 2019

por Imprensa publicado 27/08/2019 16h01, última modificação 27/08/2019 16h01
Parlamentares cobram manutenção e pavimentação de ruas durante sexta reunião

1. PROJETO DE LEI APROVADOS
Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei nº 25/2019, de autoria do vereador Esaú Bayer, que denomina de Rua Presidente Coutinho uma servidão localizada no bairro Praça. O projeto segue agora para sanção do Prefeito.

2. INDICAÇÕES
2.1. Vereador Elói pede melhorias para as comunidades do interior
Por meio da Indicação nº 272/2019 e Indicação nº 277/2019, o vereador Elói Pedro Geraldo, do MDB, sugeriu ao Poder Executivo que seja instalada uma academia ao ar livre no bairro Morretes e que sejam confeccionadas placas de identificação para as ruas do interior. De acordo com o parlamentar, os dois pedidos foram formulados pelos moradores da região.

As duas propostas foram levadas ao plenário durante a sexta sessão de agosto da Câmara Municipal de Tijucas, a última deste mês. Com a aprovação, as indicações serão encaminhadas ao Prefeito, a quem compete decidir pela realização ou não das propostas.

2.2. Vereador Esaú pede manutenção de ginásios de esportes
Pisos quebrados, torneiras danificadas, banheiros em péssimo estado e portadas quebradas, esses são alguns dos problemas apontados pelo vereador Esaú Bayer (MDB) em relação ao Ginásio de Esportes João Madalena, localizado no bairro Praça. Com o objetivo de melhorar as condições de local e permitir o bom uso por parte da população, o parlamentar sugeriu ao Prefeito a reforma e manutenção do ginásio.

A proposta foi encaminhada ao Poder Executivo por meio da Indicação nº 311/2019, aprovada em plenário durante a sexta sessão de agosto da Câmara de Vereadores, realizada na última segunda-feira, dia 26. Além dessa medida, o parlamentar ainda solicitou que ao Prefeito que seja analisada a possibilidade de implantar internet sem fio (wi-fi) no Ginásio de Esportes João Bayer Filho e na Arena Municipal de Volêi, no Centro de Tijucas (Indicação nº 322/2019). 

Segundo Bayer, a internet facilita a vida dos cidadãos, e sua implantação pode ser um “estímulo para que mais pessoas frequentem o ginásio, oferecendo oportunidade de cultura, lazer e acesso ao mundo digital”, defendeu. Com a aprovação em plenário, as duas indicações seguem agora para análise de viabilidade e oportunidade por parte do Poder Executivo.

2.3. Vereadores cobram manutenção e pavimentação de ruas de Tijucas
Tão importante quanto pavimentar, manter as ruas em perfeito estado de conservação é sinônimo de capricho e cuidado pelo Poder Público. Foi pensando nisso que os vereadores Fernanda Melo Bayer e Esaú Bayer, ambos do MDB, sugeriram ao Prefeito que seja realizada a recuperação da pavimentação e manutenção de diversas ruas de Tijucas.

Com a apresentação da Indicação nº 314/2019 e Indicação nº 315/2019, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) cobra a recuperação da pavimentação da Rua Jucy dos Anjos, no Centro, e da Rua Laura Júlia Martins, no bairro Areias, respectivamente. Segundo a parlamentar, as ruas encontram-se deterioradas, com buracos que dificultam o fluxo normal do trânsito, obrigando pedestres, ciclistas e carros a fazer uma rota alternativa para evitar eventuais danos.

Com o mesmo pensamento, o vereador Esaú Bayer (MDB) sugeriu que seja feita a manutenção da Rua Adriel Menezes, localizada no Jardim Progresso. De acordo com a Indicação nº 321/2019, de autoria do parlamentar, a via possui um buraco em frente à Mercearia JHS.
Por fim, a vereadora Fernanda Melo Bayer também sugeriu que a Rua Natureza, no bairro Pernambuco, seja pavimentada. A proposta foi realizada através da Indicação nº 292/2019. De acordo com a parlamentar, a via possui extensão de 2.150 metros, e a pavimentação ajudaria a diminuir a poeira que é constante no local. Como alternativa ao problema, a vereadora sugeriu, provisoriamente, que a rua seja patrolada e umedecida.

Com a aprovação durante a última sessão da Câmara de Vereadores, realizada no dia 26 de agosto, as propostas seguem agora para análise de viabilidade e oportunidade por parte do Prefeito.

3. REQUERIMENTOS
Por meio do Requerimento nº 118/2019, a vereadora Fernanda Melo Bayer (MDB) requereu informações acerca das despesas efetuadas em favor do Secretário Municipal de Industria, Comércio e Turismo, Sr. Jean Carlos de Sieno dos Santos para adiantamento de viagens, sem suas respectivas notas fiscais comprobatórias. A vereadora também questionou, por meio do Requerimento nº 142/2019, que medidas o Poder Executivo tem adotado para cumprir a Lei nº 2618/2015, que instituiu o mês “agosto amarelo”, visando à conscientização sobre deficiência intelectual e múltipla.

Por meio do Requerimento nº 139/2019, o vereador Esaú Bayer (MDB) requereu informações junto ao Poder Executivo sobre a contratação de bandas e músicas para eventos realizados pelo Município. Além disso, o vereador também questionou o Poder Executivo sobre os gastos mensais com café, produtos de limpeza, água e energia, referente a cada Secretaria (Requerimento nº 140/2019).

4. ORADORES DO EXPEDIENTE
 4.1. Vilson Natálio Silvino (PP)
 4.2. Écio Hélio de Melo (PP)
 4.3. Rudnei de Amorim (DEM)
 4.4. Elói Pedro Geraldo (MDB)
 4.5. Fernanda Melo Bayer (MDB)
 4.6. Cláudio Tiago Izidoro (sem partido)

5. VÍDEO DA SESSÃO