Servidores das Câmaras de Tijucas e Canelinha trocam experiência sobre transmissão de sessões

por Imprensa publicado 29/01/2019 12h20, última modificação 29/01/2019 12h20
Visita aconteceu nesta terça (29), com conversa sobre trabalhos do Legislativo

Servidores da Câmara de Vereadores de Tijucas estiveram no Poder Legislativo de Canelinha nesta terça-feira, 29, para obter informações sobre a forma com que as sessões plenárias são transmitidas pelo Município vizinho. A visita aconteceu no período da manhã, com troca de experiência entre os funcionários das duas Casas de Leis.

De acordo com o Técnico de Som Everaldo Marques, a Câmara de Vereadores de Canelinha conta atualmente com um sistema de som próprio e microfones de mesa para cada vereador. Conforme demonstrou, as falas dos parlamentares são cronometradas através de um software que faz a gestão do tempo da sessão. Além disso, todos os discursos são gravados, salvos e disponibilizados para a população de forma integral.

Já para a transmissão em vídeo, a Casa utiliza um sistema de gravação audiovisual, com transmissão ao vivo e sob demanda pela internet. A ferramenta organiza a gravação, permitindo a indexação e posterior consulta dos vídeos. Para captura das imagens são utilizadas webcams de alta resolução, que ficam anexas às bancadas dos parlamentares.

Para a Diretora Geral da Câmara de Tijucas, Camila Feller, a troca de experiências ajuda os servidores a pensarem formas de modernizar os procedimentos do Legislativo. O Técnico em Informática Gustavo Pacheco também aprovou a visita, destacando a possibilidade de economia que as melhorias podem trazer. “Conversamos muito sobre o trabalho no Legislativo, mantendo foco na economia que a atualização dos equipamentos pode gerar. Hoje, existem soluções baratas – até mesmo gratuitas –, de qualidade excelente e tecnologia superiores, tornando sua implantação viável em órgãos públicos”, explicou.

Além do Técnico de Som Everaldo Marques, participaram do diálogo e da recepção as servidoras Juliana Helena Nunes Giacomossi (Agente Legislativo II) e Lucineia Giacomossi (Agente Levislativo I), da Câmara Municipal de Canelinha.

Camila Feller e Gustavo Voltolini, em visita à Câmara de Canelinha