Vereadores propõem projeto para permitir doação de medicamentos

por Imprensa publicado 17/11/2021 10h40, última modificação 17/11/2021 10h42
Através da proposta, pessoas e entidades podem doar fármacos em condição de uso para quem necessite

É dos vereadores Cláudio Eduardo de Souza, o Cláudio do Jornal (PDT), e Nadir Olindina Amorim, a Nadir da Saúde (PSD), um projeto de lei que autoriza a criação do programa Farmácia Solidária em Tijucas. Através do sistema, pessoas físicas e entidades podem fazer doações para um banco de medicamentos que, organizados pela Secretaria de Saúde, ficam disponíveis para as pessoas atendidas no Município que necessitem dos remédios.

O PL 068/2021 tem o objetivo de contribuir em dois aspectos: dar destinação correta aos fármacos que as pessoas tenham e não estejam usando, evitando o descarte inadequado; e beneficiar as pessoas mais carentes, que necessitam medicamentos e não têm condições de comprá-los. Além disso, com as doações, o Município precisaria adquirir menos medicamentos e, sendo assim, o projeto também contribuiria para a economia de recursos públicos.

“É comum as pessoas utilizarem medicamentos por algum tempo, por alguma questão específica, e ao fim do tratamento ficarem com sobra de remédios em casa. De outro lado, há pessoas que precisam de medicação e não podem comprar. Esse projeto busca ligar essas duas pontas”, comenta o vereador Cláudio do Jornal.

O projeto de lei já tramitou nas comissões do Poder Legislativo e agora precisa ser votado pelo Plenário. “Esse projeto é muito importante e pode ajudar muitas pessoas necessitadas. A saúde precisa ser nossa prioridade sempre e como vereadores é isso o que temos buscado”, garante a vereadora Nadir da Saúde.

Do Gabinete do Vereador Cláudio do Jornal (PDT)