Vereadores testam sessão virtual para dar continuidade às votações

por Imprensa publicado 23/04/2020 09h25, última modificação 23/04/2020 11h10
Primeira sessão remota acontece segunda-feira (27); pauta será divulgada até sexta-feira (24)

Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas realizaram um teste de sessão remota nesta quarta-feira (22). Em frente à tela do computador e do celular, os parlamentares experimentaram o sistema de videoconferência pelo qual as reuniões do Poder Legislativo serão realizadas durante o período de isolamento social.

De modo geral, os vereadores gostaram e consideraram a plataforma fácil e intuitiva de usar. Com a aprovação do sistema, a primeira sessão remota da Câmara de Tijucas deve ser realizada na segunda-feira (27), e a pauta divulgada até sexta-feira (24). As regras da sessão remota serão definidas nos próximos dois dias.

A plataforma escolhida pelos vereadores para implementar a discussão e a deliberação remota de projetos de lei é o SAPL-R. O sistema foi desenvolvido pelo Senado/Interlegis e é fornecido às Casas Legislativas de forma gratuita. A partir dele, os parlamentares poderão dar continuidade à votação de projetos durante o período de distanciamento social determinado pelo Governo do Estado.

O SAPL-R é uma solução inovadora baseada na integração da plataforma Jitsi Meet, um software livre de videoconferência que permite participantes e tempo de chamada ilimitados, e na plataforma SAPL, cuja função é informatizar o processo legislativo e permitir a tramitação de propostas no formato eletrônico.

Adicionar Comentário